terça-feira, 1 de setembro de 2009

Co-op: substitutos de carne - Pratos principais


Nesta seção temos os substitutos mais comumente usados em pratos principais: seitan (também conhecido como “carne de glúten”, feito a partir da proteína encontrada no trigo), tofu (o famoso “queijo de soja”, feito a partir dos grãos cozidos e coalhados), missô e tempeh. Estes dois últimos são considerados como as melhores formas de se consumir a soja, pois não são cozidos, e sim fermentados, o que torna a proteína presente na soja mais fácil de ser digerida. O missô é uma pasta salgada utilizada para temperar ou puro em sopas (missoshiru), e o tempeh é um bloco de grãos de soja unidos, que tem ótimo sabor e textura, perfeito para ser grelhado. Todos são vendidos puros (plain) ou nas mais diversas variações: seitan chicken style, tempeh com vegetais, tofu soft, firme, extra firme, com tempero asiático, italiano, etc.

3 comentários:

Joseth disse...

Um sonho mesmooooooooo!!! To morrendo de inveja!
Bjo

Unknown disse...

marina, quanta gostosura.
se vc fizer um desses aqui no brasil eu juro que só compro coisas no seu mercadinho.
hihihihih
mas me diz uma coisa: é caro aí como é aqui? é menos caro mas continua sendo demais?

beijo muié

marinacorbucci disse...

Algumas coisas são caras para nós (se transformamos para reais) e outras são bem mais baratas. O bloco de tempeh que comprei no Rio de Janeiro, por exemplo, custou 14 reais. Este da foto, custa 2,75 dólares (tipo 5 reais) e acho que eles têm quase a mesma quantidade.
Mas para quem ganha em dólares, todos estes produtos são bem mais acessíveis do que os produtos naturais do Brasil são para nós, ainda que algumas coisas sejam consideradas caros por aqui (eles mal sabem o que é pagar 22 reais num sanduíche de tofu fuleiro no Bendito Suco). Hoje comi um mega sanduíche de queijo, frango, presunto, maionese (tudo vegano, obviamente), alface e tomate, mais tortillas chips de milho, por 8,50 dólares (16,20 reais).