Um dos grandes sonhos da minha vida era conhecer o Candle 79, desde que vi a propaganda do restaurante em uma revista gringa pela primeira vez, há alguns anos atrás. Pelas propagandas e pelo site, parecia ser o melhor restaurante vegano do mundo!
E realmente é, dependendo do que você está buscando. O restaurante, que fica no Upper East Side (como já dito anteriormente, lugar mais rico de Manhattan), é de altíssimo nível e oferece pratos muito bem elaborados; no entanto, as porções são minúsculas, comparadas com o valor que é cobrado por elas.
A história do Candle 79 é muito interessante: seus proprietários conseguiram grande parte do dinheiro necessário para montar o negócio porque ganharam 53 mil dólares na loteria! Viu, pessoal? Ainda há esperança para quem sonha em abrir um negócio vegano!
Hoje em dia, é um dos mais famosos e aclamados veganos dos EUA: já ganhou diversos prêmios de melhor restaurante vegetariano da cidade e do país, e é frequentado por pessoas famosas como Woody Harrelson, Alicia Silverstone (atores veganos) e ninguém menos que Paul McCartney (que também é vegano e ativista de direitos dos animais).
O seitan (olha ele aqui de novo!) do Candle 79 ajudou a construir a tradição de ótimos seitans de NY. É tão famoso, que muitos dos pratos de lá levam o ingrediente, incluindo o prato-assinatura da casa, Seitan piccata (o preferido do ex-beatle!). Piccata é o molho por cima do seitan : manteiga vegana, limão e alcaparras, tudo servido sobre bolo de batatas grelhado e espinafre cremoso.
Bom, se é o preferido de sir McCartney, tive que pedir né... Apesar de sentir falta de um arrozinho, adorei!
De sobremesa, segui a sugestão do Vegan Guide to NYC e do garçom do Candle (aliás, só rapazes muito bem apessoados trabalhando por lá!): fui de chocolate-peanut butter bliss, um mousse cremoso de manteiga de amendoim coberto por uma deliciosa camada de chocolate meio-amargo e com um fundo-casca de chocolate, mais delicioso ainda.
Pequena, cara, mas tão sensacional que rivalizou na minha mente por dias pelo título de melhor sobremesa vegana do mundo com o bolo trufado do Sacred Chow até, infelizmente, perder para ele.
Se algum dia você for a Nova York, por favor, não cometa o crime de deixar de ir no Candle 79, ele definitivamente merece uma visita. E por favor, peça o chocolate-peanut butter bliss!
Conheça o cardápio: http://candle79.com/