terça-feira, 27 de outubro de 2009

Lojas de roupas e acessórios veganos






Tá, eu sei, roupas e acessórios não são comida e portanto não deveriam estar nesse blog, totalmente dedicado aos prazeres de se encher a pança eticamente.

Mas muitos veganos (em geral, mulheres), sonham com o dia em que o mundo da moda será completamente desprovido de produtos animais e eles tenham toooooda uma loja de sapatos lindos e maravilhosos para escolher, sem o constrangimento de ter que ficar cheirando os ditos cujos para saber se é couro ou sintético (quem nunca fez isso que atire a primeira pedra).

Pois bem, em Nova York existem duas opções totalmente veganas: a Mooshoes, que oferece sapatos, bolsas, cintos, carteiras, e a NY Artificial (NYA), com roupas, bolsas, cintos e acessórios num estilo mais alta roda da sociedade, com muitas imitações de pele super bem feitas.

A Mooshoes (“moo”, ou “mu”, da vaquinha) vende produtos diversas marcas americanas e européias. Uma das mais bonitas e bem feitas, é a Novacas (de “não-vacas”), marca portuguesa. Aliás, Portugal tem várias iniciativas veganas muito legais.

A NYA é uma ecoloja, ou seja, não vende couro por conta da toxicidade dos produtos utilizados na sua produção (e não exatamente por ativismo vegano). O dono, Alex, um cara muito legal, me contou que eles mesmos produzem grande parte dos produtos (as peles falsas inclusive) no porão da loja, além de comprarem apenas de marcas que eles sabem que não utilizaram mão-de-obra na China, Tailândia, Taiwan, etc, pois via de regra é trabalho semi-escravo.

Por isso a dificuldade que Alex encontra para vender sapatos: nos EUA praticamente não existe produção de sapatos (ainda mais que não sejam de couro), todas as marcas têm suas fábricas em países asiáticos.

A NYA vende roupas e acessórios de alguns estilistas brasileiros radicados em NY.

Nas fotos, de cima para baixo: fachada e prateleiras da Mooshoes, um dos dois gatinhos que mora na loja e estrela alguns dos comerciais (e que me arranhou bonito), fachada e interior da NYA (Alex no canto esquerdo).

Mooshoes e NYA enviam seus produtos para qualquer lugar do mundo, visite os sites para conhecer: http://mooshoes.com/ e http://nyartificial.com/.

Existem também outras lojas de sapatos veganos na internet, procure!

Um comentário:

Unknown disse...

fera demais! aproveita e traz um presente pra mim hauhauhau
muito bom o blog...os textos tão ótimos...morro de rir aqui das histórias e das percepções peculiares..
valeu,
beijão