domingo, 25 de outubro de 2009

Vegetarian Dim Sum House: comida tipicamente cantonesa





E, é claro, tinha que ser em Chinatown! Esse bairro de NY é um local que pode ser bastante desagradável para veganos, por conta da quantidade de animais servida nos restaurantes locais (alguns expostos vivos, como as lagostas) e, pior ainda, por conta dos animais mortos que ficam pendurados à venda nas lojas (ainda bem que não me deparei essa parte, mas várias pessoas me contaram).

Ainda bem que existe o Vegetarian Dim Sum House pra nos salvar! E pra quem tá a fim de uma comida típica mesmo, de verdade, do jeito que feita na China e sem ocidentalizações, é ótimo (mas também um pouco difícil de gostar à primeira prova, porque as coisas tem consistências estranhas).

Dim sum são os aperitivos que podem ser comidos no café da manhã, almoço e lanche em Hong Kong, Taiwan e outras partes do sul da China.

Por isto, neste restaurante, os fortes são as entradas: rolinhos, dumplings, arroz envolto em folha de lótus e outras diliças.

Pra começar, escolhi dois: turnip cakes (bolinhos grelhados feitos com um tipo uma raiz da família do nabo) e dumplings de vegetais ao vapor. A consistência era realmente estranha, os turnip cakes eram meio gelatinosos e os dumplings, puxentos, bem diferentes da versão americanizada servida pelo país afora.

De prato principal, pedi um arroz coberto com tofu, cogumelos e legumes. Na verdade, não gostei do tipo de tofu que eles usam, muito molenga.

Pra quem for visitar Chinatown, o Vegetarian Dim Sum House é parada obrigatória.

(não tem site)


Um comentário:

Andréa disse...

Em Chinatown eu gosto mais do House of Vegetarian.