quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Candle 79: o ápice da viagem





Um dos grandes sonhos da minha vida era conhecer o Candle 79, desde que vi a propaganda do restaurante em uma revista gringa pela primeira vez, há alguns anos atrás.

Pelas propagandas e pelo site, parecia ser o melhor restaurante vegano do mundo!

E realmente é, dependendo do que você está buscando. O restaurante, que fica no Upper East Side (como já dito anteriormente, lugar mais rico de Manhattan), é de altíssimo nível e oferece pratos muito bem elaborados; no entanto, as porções são minúsculas, comparadas com o valor que é cobrado por elas.

A história do Candle 79 é muito interessante: seus proprietários conseguiram grande parte do dinheiro necessário para montar o negócio porque ganharam 53 mil dólares na loteria! Viu, pessoal? Ainda há esperança para quem sonha em abrir um negócio vegano!

Hoje em dia, é um dos mais famosos e aclamados veganos dos EUA: já ganhou diversos prêmios de melhor restaurante vegetariano da cidade e do país, e é frequentado por pessoas famosas como Woody Harrelson, Alicia Silverstone (atores veganos) e ninguém menos que Paul McCartney (que também é vegano e ativista de direitos dos animais).

O seitan (olha ele aqui de novo!) do Candle 79 ajudou a construir a tradição de ótimos seitans de NY. É tão famoso, que muitos dos pratos de lá levam o ingrediente, incluindo o prato-assinatura da casa, Seitan piccata (o preferido do ex-beatle!). Piccata é o molho por cima do seitan : manteiga vegana, limão e alcaparras, tudo servido sobre bolo de batatas grelhado e espinafre cremoso.

Bom, se é o preferido de sir McCartney, tive que pedir né... Apesar de sentir falta de um arrozinho, adorei!

De sobremesa, segui a sugestão do Vegan Guide to NYC e do garçom do Candle (aliás, só rapazes muito bem apessoados trabalhando por lá!): fui de chocolate-peanut butter bliss, um mousse cremoso de manteiga de amendoim coberto por uma deliciosa camada de chocolate meio-amargo e com um fundo-casca de chocolate, mais delicioso ainda.

Pequena, cara, mas tão sensacional que rivalizou na minha mente por dias pelo título de melhor sobremesa vegana do mundo com o bolo trufado do Sacred Chow até, infelizmente, perder para ele.

Se algum dia você for a Nova York, por favor, não cometa o crime de deixar de ir no Candle 79, ele definitivamente merece uma visita. E por favor, peça o chocolate-peanut butter bliss!

Conheça o cardápio: http://candle79.com/

11 comentários:

melissa disse...

o que vc quer dizer com rapazes muito bem apessoados?? fiquei curiosa
outra: fala aí os preços dos rangos, só pra eu ter uma noção

marinacorbucci disse...

Pô, Melissa, eu quis dizer que os garçons eram mó gatinhos!!!

marinacorbucci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marinacorbucci disse...

Preços?
Caros pacarai, só justificáveis como pesquisa culinária.
(se quiser conhecer os cardápios, clique nos links dos restaurantes disponíveis no final de cada post)

Racréu disse...

caralho, ganhou?! ah não... :~~~

Unknown disse...

Marina, eu sinto um alegria tao grande de ser vegana quando fico sabendo da existencia dessas criaçoes deliosas. Ins pi ra dor. Melhor ainda seguida de seus comentarios.

E sim, quando eu for a NY comerei no Candle 79, como um mimo por ser vegana!

E cara, eu juro que, se eu estiver desempregada quando vc estive montado seu negocio, vou trabalhar com voce!

Fernanda Miziara disse...

Incrível Marina, que delícia!!!!
Obrigada pela dica!!!
Mais um ótimo motivo pra ir à NY!!!

Juliana disse...

parece ser maravilhoso, esse lugar...
tô babando aqui :P
bjs

All about... (vegan) food disse...

Como amante das sobremesas que sou, o que mais gostei ensse restaurante foi a sobremesa :)

Obrigada pelo elogio no meu blog!

Sobre as esfirras, eu não passo nada em cima normalmente, mas na foto que você viu tinha um pouco de shoyo (a foto foi feita a noite e deu um efeito mais amarelo que era, mas fica bom). Azeite também é uma ótima dica :)

X disse...

Marina, obrigada pelo seu comentário no meu modesto bloguinho =)
Obrigada pelas dicas do tofu. Aliás, se você tiver uma receita gostosa de tofupiry, me passe, por favor. Todos elogiam, mas nenhuma das vezes que fiz ficou gostoso.

Abraços

Juliana disse...

sabe que nem me lembro como achei aquele vídeo? acho que foi procurando receitas de fritadas vegetais... sei que quando vi, rolei de rir ! e o "trocadilho" com o nome victoria's secret?! o máximo! aueheuhueheahueahue
:] qndo estiver aqui no rj, let me know!!! bjs !